1 de abril de 2011

Como formou o Himalaia?

A viagem de mais de 6.000 km do continente indiano antes de sua colisão com a Ásia (Eurásia) entre cerca de 40 e 50 milhões de anos atrás.

O Himalaia está entre as formações montanhosas mais jovens do planeta. De acordo com a moderna teoria das placas tectônicas, sua formação é resultado de uma colisão continental, ou então, pelo processo de orogenia (isto é, processo de formação de montanhas) entre os limites convergentes entre as placas Indo-australiana e da Eurásia. A colisão iniciou-se no Cretáceo Superior há cerca de 70 milhões de anos, quando a placa Indo-australiana se moveu rumo ao norte e colidiu com a placa da Eurásia. Há cerca de 50 milhões de anos, com a movimentação rápida da placa Indo-australiana, a junção já havia se estabelecido. Entretanto, a placa, continua a movimentar-se horizontalmente para baixo do planalto do Tibete, forçado a ascendência do planalto. As montanhas de Arakan-Yoma em Mianmar e as ilhas Andamão e Nicobar na Baía de Bengala também se formaram em decorrência dessa colisão.

A placa Indo-australiana ainda se move numa proporção de 67 mm/ano, e nos próximos 10 milhões de anos avançará cerca de 1500 km para o interior da Ásia. Cerca de 20 mm/ano da convergência da Índia com a Ásia é absorvida pelo empuxo ao longo da frente sul do Himalaia. Isto, leva os Himalaias a elevar-se cerca de 5 mm/ano; fazendo com que eles sejam geologicamente ativos. O movimento da placa indiana em direção à placa asiática, também faz esta região ser sismicamente ativa, induzindo terremotos periodicamente.

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Super legal! Parabéns pela explicação!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada! Espero poder ter ajudado!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Min ajudou bastante
    Trabalho Escolar

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. min ajuda tbm kakakakakaakakakakkakaka ''min''

      Excluir
    2. Obrigada Emerson, espero poder ajudar de alguma forma.Abraços!

      Excluir
    3. MUITO BOM! GOSTEI

      Excluir
  5. Embora eu não seja um especialiata na área da Geografia, é satisfatório como fonte de pesquisa básica. Parabéns. Ass. André Pureza.

    ResponderExcluir

Paralelo entre a peste negra e o covid-19

Paralelo entre a peste negra e o covid-19 Texto de Maria Clara Moraes - Estudante do Ensino Médio No final de 2019 um surto de doenças su...