31 de agosto de 2011

Parque Estadual Ilha Grande



O Parque Estadual da Ilha Grande (PEIG) foi criado em 1971 e atualmente é administrado pelo IEF (Instituto Estadual de Florestas) . São 40,8 km2 que formam um aproximadamente um triângulo entre Abraão, Lopes Mendes e Parnaioca. Em junho de 2007, a área do parque, foi aumentada para 120 km², o que significa 62% da ilha. Fica agora inserida definitivamente dentro dos domínios do PEIG as praias de Lopes Mendes, Sto Antônio e Parnaioca, extensas áreas de costeira e todas as terras acima da cota de 100 metros de altitude.

O parque é uma área de domínio público protegida por lei com o objetivo de realizar o encontro pacífico entre o homem e o meio ambiente, preservando integralmente as espécies de fauna e flora raras, ameaçadas de extinção.

Não é permitido cortar árvores,arrancar mudas, prender , alimentar ou afugentar animais, exercer quaisquer atividades agrícolas, pastoris, caça e pesca, mineração, ocupação residencial, comercial e industrial, ou seja, não se pode alterar o meio ambiente de forma predatória.



A sede e administração do Parque é
na Vila do Abraão

As praias assinaladas no mapa: 2, 3 e 4 respectivamente Lopes Mendes + Sto. Antônio, Caxadaço, Dois Rios estão dentro do Parque Estadual da Ilha Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paralelo entre a peste negra e o covid-19

Paralelo entre a peste negra e o covid-19 Texto de Maria Clara Moraes - Estudante do Ensino Médio No final de 2019 um surto de doenças su...