Código Florestal, para que Serve ?
Novo Código Florestal Brasileiro: Há Pontos Positivos e Negativos...
Afinal para que serve um Código Florestal ? Para que foi criado ?
Fora os profissionais de Engenharia Florestal, os Fazendeiros e os Ambientalistas, pouca gente sabe a resposta certa para estas perguntas.
O Código Florestal Brasileiro foi criado em 1965, com o objetivo de regularizar a exploração das Florestas no Brasil.
Elaborado por especialistas em Engenharia Florestal e Engenharia Ambiental, ele cuida principalmente da questão da Agricultura.
Afinal de contas, embora agricultura e alimentação sejam questões fundamentais tanto do ponto de vista social quanto econômico, temos que pensar também na Sustentabilidade.
Afinal, de que adianta produzir alimentos e esgotar as terras ?
De que adianta ganhar dinheiro e destruir o planeta ?
Considerado um dos Códigos Florestais mais avançados do mundo por profissionais de Engenharia Florestal, nosso Código Florestal busca equilibrar Agricutura e Ambientalismo.
Confira abaixo os principais pontos do Código Florestal do ponto de vista da Engenharia Florestal e também da Engenharia Ambiental.
[Ache faculdades que oferecem cursos de seu interesse!]
Engenharia Florestal: Principais Pontos do Código Florestal
O principal ponto do Código Florestal que diz respeito a Engenharia Florestal é a questão das Reservas Legais.
As Reservas Legais são áreas de Floresta Natural ou Floresta Artificial dentro de uma fazenda ou propriedade que obrigatoriamente tem que ser preservadas.
É como se cada fazendeiro tivesse a obrigação de fazer a sua parte e preservar um pedaço das florestas das suas terras.
Todo projeto Industrial ou Agrícola de no Brasil, realizado em áreas consideradas Rurais ( fora das cidades ) deve obedecer a regra da Reserva Legal.
Segundo a definição dos profissionais de Engenharia Ambiental, a % de terras de floresta que devem ser preservadas varia de região para região.
Atualmente a regra é a seguinte:
Engenharia Florestal: Reservas Legais no Brasil
Amazônia Cerrado Resto do País *
80% das Florestas devem ser preservadas na propriedade 35% das Florestas devem ser preservadas na propriedade 20% das Florestas devem ser preservadas na propriedade
*: Como resto do país, estão o Litoral, a região da Mata Atlântica e as principais regiões Urbanas do Brasil.
Código Florestal: Reservas Legais e Ecossistemas no Brasil
Engenharia Ambiental: Principais Pontos do Código Florestal
O Código Florestal Brasileiro também cuida das questões ambientais, o principal ponto da Engenharia Ambiental no Código Florestal atual é a questão das Matas Ciliares.
Matas Ciliares são áreas de vegetação que ficam logo ao redor de cursos dágua, sejam eles cursos de água correntes ( rios ) ou então água parada ( lagos ).
Elas são importantes do ponto de vista da Engenharia Ambiental pelas seguintes razões:
Matas Ciliares servem de abrigo para animais na beira de cursos dágua
Servem como local de reprodução de diversas espécies, desde anfíbios até pássaros.
Frutos das Matas Ciliares podem cair nos cursos dágua e servir de alimento para os animais.
Matas Ciliares não deixam a terra desabar das encostas dentro dos cursos dágua.
Segundo o Código Floresta Brasileiro atual, os proprietários rurais devem preservar uma faixa de 30 metros de vegetação na beira de todos os cursos dágua.
Questões Mistas do Código Florestal Brasileiro
Além das questões específicas de Engenharia Florestal e Engenharia Ambiental citadas acima, o Código Florestal Brasileiro ainda cuida de algumas questões mistas:
Plantações em Topos de Morros
Preservação de Praias Particulares, Restingas, Dunas de Areia e Mangues
Ocupação de Bordas de Chapadas ou Desfiladeiros
Medidas para atenuar a Desertificação e conter avanço de Dunas
Ações para Evitar que animais raros entrem em extinção
Proteção de Patrimônios Natuais e Históricos ( pinturas em cavernas, ossos de dinossauros, ruínas, etc.. )
Proteção de Populações Indíginas Civilizadas ou não
Medidas para proteger nossas fronteiras.
Estas questões, que misturam a questão Social, Ambiental e também Florestal estão também todas inclusas no Código Florestal.
Afinal, que a Proposta para o Novo Código Florestal ?
Atualmente ( 2011 ), o Governo está trabalhando em medidas para modernizar nosso código Florestal.
Essas medidas que foram propostas por vários profissionais de Engenharia Florestal, Cientistas e Engenheiros Ambientais, estão sendo produzidas para flexibilizar o nosso Código Florestal e também deixar as regras mais claras.
Confira abaixo uma lista desta mudanças:
Pequenos Produtores Rurais: Os pequenos fazendeiros, de acordo com a nova proposta não precisam mais ter uma reserva legal em suas propriedades.
Topos de Morros: Atualmente o plantio de culturas em topos de morros é bem controlado, de acordo com a nova proposta essa prática será mais aberta.
Matas Ciliares: A proposta é reduzir o tamanho das matas ciliares de 30 metros para 15 metros
Reservas Legais: Atualmente a % de Reservas Legais e Matas Ciliares são computadas separadamente, com o nova proposta passaram a ser contabilizadas juntas.
Legislação: Boa parte das decisões relativas ao Código Florestal vão ser agora tomadas pelos Estados e Prefeitura, adaptando assim o Código Florestal as necessidades locais.
Posição das Entidades em Relação ao Novo Código Florestal
Como é de se esperar em toda discussão de mudança, muitas entidades são contra, muitas são a favor e muitas são neutras em relação as mudanças no Código Florestal.
Confira abaixo como as principais delas estão posicionadas.
A Favor do Novo Código Florestal
Entidades a Favor do Novo Código Florestal
Os principais defensores do Novo Código Florestal Brasileiro são compostos pelos Ruralistas e também pelos Fazendeiros de um modo geral.
Os Ruralistas, Deputados que por sinal em grande parte são também Fazendeiros, são aqueles que estão na Câmara dos Deputados e Senado para defender os interesses dos Produtores Rurais.
Representando um dos principais setores da Economia do Brasil, a Agricultura, os Ruralistas são a favor do novo Código Florestal pois ele vai liberar novas áreas para plantar.
Eles se apoiam no fator que o Código Florestal Brasileiro é um dos mais rígidos do mundo ( e realmente é ) e que uma flexibilização traria muitos benefícios econômicos e sociais, tais como maiores lucros e produção de mais comida.
Neutros em Relação ao Novo Código Florestal
Neutros em Relação ao Novo Código Florestal
Os Cientistas, profissionais de Engenharia Florestal e também o Governo formam o chamado Grupo Neutro em relação ao Novo Código Florestal.
Estes setores afirmam que há tanto positivos quanto negativos no código florestal e que para se chegar a uma solução definitiva vai ser necessário discutir um pouco mais.
Contra o Novo Código Florestal
Entidades Contra o Código Florestal
Os principais opositores do Novo Código Florestal são os Ambientalistas e também uma boa parte dos profissionais de Engenharia Ambiental.
Estes profissionais afirmam que a nova proposta vai abrir caminho para que muita área verde seja destruida e também que a flexibilização das Leis Ambientais vai favorecer grandes Fazendeiros interessados somente em lucro.
A questão dos pequenos produtores não precisarem mais de manter uma reserva legal, por exemplo, vai fazer que muitos deles, movidos pela ganância acabem destruindo toda a área verde de suas propriedades, causando um forte desequilíbrio.
Os ambientalistas afirmam que apesar do Código Florestal Brasileiro ser rígido ele é adequado a nossa realidade já que o Brasil tem amplas reservas naturais e também uma grande biodiversidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário