Entre as ciências humanas, a disciplina Geografia vem ocupando um papel de destaque no que diz respeito às questões ambientais, evidenciando a relação sociedade-natureza como aspecto central de suas preocupações. Se, de um lado, a Ecologia aborda o ambiente e prioriza seu caráter biológico, a Geografia discute o processo de produção do espaço no qual as sociedades humanas são vistas como sujeitos.
“Se a Terra é lugar de múltiplas relações, a Geografia é uma das lentes que permitem sua leitura. O olhar geográfico sobre o mundo se fez a partir da organização do espaço, isto é, da materialização de projeção no espaço dessas múltiplas relações. Homens e mulheres, velhos e crianças produzem seus espaços, para neles produzir e perpetuar seus sonhos, projetos e necessidades”. (KOZEL, Salete; FILIZOLA, Roberto. Memórias da terra: o espaço vivido. São Paulo: FDT, 1996.p.7.)
Os seres humanos vivem no espaço onde as relações ocorrem de diferentes maneiras. Ao interagirmos com as sociedades biológicas traçaremos um perfil onde cada espécie relaciona entre si ou entre espécies distintas de maneira harmoniosa ou não. Nas sociedades humanas, além de pertencerem à mesma espécie, há um grau de cooperação entre os indivíduos, tendo em vista que esta traz vantagens aqueles quem a ela se associa. Verificamos que a relação entre seres humanos e ambientes, vem sendo alvo de questionamentos, uma vez que o progresso traz consigo algumas ações que estão sendo motivo de preocupação no que diz respeito ao desenvolvimento ambiental, conservação de energia, sustentabilidade e reciclagem.
Inês Schettino
Olá Professora!
ResponderExcluirExcelente postagem!
A Geografia tem se mostrado como ela realmente é. Porém, em meu tempo de escola, ela não me foi apresentada assim. [sorrio]
Abraços e bom final de semana.
“Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jeferson Cardoso)
Venha rir e chorar com as aventuras de Kuduro, o cãozinho mais sapeca do mundo! http://jefhcardoso.blogspot.com/