14 de abril de 2013

Dicas para aula de CORONELISMO


INTRODUÇÃO



É importante o professor destacar que o Coronelismo é o resultado de uma conjuntura econômica (decadência financeira dos coronéis) e de um fato político (implantação do federalismo). Trata-se de um sistema político característico do Brasil, baseado em favorecimentos entre governo e coronéis. Um momento particular do mandonismo no qual os coronéis, sem a força e a autonomia dos potentados do período colonial, recorrem ao Estado em busca de cargos públicos como meio de afirmar seus interesses políticos e econômicos diante de seus rivais locais. É por terem aliados em posições estratégicas como as de delegado, juiz e, principalmente, presidente da Câmara Municipal, que os coronéis, durante a Primeira República, estavam seguros de sua propriedade. Não só mantinham o domínio sobre suas propriedades como arriscavam ampliá-las, avançando sobre limites de posse alheias. Por intermédio desses cargos, esses mandatários eram capazes de oprimir ou proteger os próprios trabalhadores e perseguir rivais por meio da política de favorecimentos.



DESENVOLVIMENTO

AULA 1



1º. Passo: Divida a turma em quatro grupos. Cada grupo deverá escolher uma das imagens abaixo e o tema correspondente.



2º. Passo: Os grupos deverão pesquisar imagens de natureza semelhante (charges, históricas e atuais) e que tratem do mesmo tema trabalhado na imagem selecionada pelo grupo.



Tema 1: “Voto de Cabresto”.



“Voto de Cabresto”.

Autor: Storni. Fonte: Revista Careta. Data: 1927.



Tema 2: “O uso da violência no controle das eleições e do domínio sobre a propriedade da terra”.

Jagunços

Jagunços a serviço do Cel. João Duque. Data: 1924. Local: Carinhanha/BA. Fonte: Arquivo Público Mineiro.



Tema 3: “Mandonismo e a composição da rede de parentela”.

Mandonismo e a composição da rede de parentela

“Voluntários de Carinhanha” organizados pelo Cel. João Duque para dar combate à Coluna Prestes. Data: 1924. Local: Carinhanha/BA. Fonte: Arquivo Público Mineiro.

Tema 4: “Clientelismo”.

Clientelismo

Operação de fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro apreende 38 cestas básicas. Fonte: Veja, 29 set. 2004. Autor: Carlos Mesquita/Ag. O Dia. Data: 2004. Local: Marechal Hermes/RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paralelo entre a peste negra e o covid-19

Paralelo entre a peste negra e o covid-19 Texto de Maria Clara Moraes - Estudante do Ensino Médio No final de 2019 um surto de doenças su...