11 de agosto de 2014

O que é a Perseida?


Observada ao longo dos últimos dois mil anos, as Perseidas - ou Perséiades, como também são chamadas - são formadas por um rastro de fragmentos expelidos pelo cometa Swift-Tuttle e que se estendem ao longo de sua órbita, ficando mais visíveis quando sua trajetória está mais próxima do Sol.
Constelação Perseus
Formado por um rastro de partículas registrado pela primeira vez durante a passagem do cometa em 1862, o fenômeno recebe este nome porque o seu radiante, ou o ponto no céu no qual a chuva de cometas se inicia, se localiza justamente na posição da constelação Perseus. Ela é usada para orientação na observação do evento no céu, sem uso de equipamentos especiais.
Visíveis anualmente a partir de meados de julho, a chuva de meteoros Perseidas normalmente tem o seu pico entre os dias 8 e 14 de agosto, sendo possível observar dezenas de estrelas cadentes ao longo da noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paralelo entre a peste negra e o covid-19

Paralelo entre a peste negra e o covid-19 Texto de Maria Clara Moraes - Estudante do Ensino Médio No final de 2019 um surto de doenças su...