Responda as questões abaixo tendo como base as seguintes páginas:
• Páginas: 226 e 227
Samuel Fernandes Fritz foi um padre missionário alemão da Companhia de Jesus e cartógrafo a serviço da Espanha, tendo tido um papel fundamental na catequização de vários povos indígenas nas várzeas do alto rio Solimões, além de ter sido um dos grandes críticos à expansão portuguesa na região amazônica espanhola durante o século XVI.
Respostas no caderno de História
1. O autor aponta para algumas importantes pistas a serem enfrentadas no âmbito da história da antropologia a partir dos temas e problemas suscitados pela leitura de sua obra. Quais os quatro aspectos essenciais para a compreensão do ideal missionário do padre Samuel?
2. Qual a relação entre o Novo mundo e a realização do ideal missionário apresentado no título do texto?
3. Como os povos se viam frente à ação missionária, uma vez que os índios já possuíam uma crença local?
4. Ao ler o texto irá perceber que ele denuncia uma prática em relação aos métodos praticados pelos portugueses. O que o padre Fritz deixa claro em relação a essa prática?
5. Como ocorreu a catequese dos gentios? *gentios - são todas as pessoas que não são do povo judeu. Eu sou um gentio e provavelmente você também seja. Qualquer pessoa que não seja um judeu se enquadra como sendo parte do povo gentio.
6. Para os indígenas o que significava abandonar o “primitivismo” de suas crenças e práticas de caráter mágico?
7. A catequização desses índios seria uma maneira de inseri-los no contexto de “civilização”?
A bondade desses índios — como ocorria com a maioria dos outros com os quais eu havia convivido — consistia talvez mais na ausência de qualidades más do que na presença de boas. Henry Bates
Nenhum comentário:
Postar um comentário