Tornados já foram observados em todos os continentes, exceto na Antártica. Os Estados Unidos é o país com a maior incidência de tornados em todo o mundo. Cerca de 70% dos tornados que ocorrem no mundo ocorrem nos EUA. A região deste pais com a maior incidência de tornados chama-se Alameda dos Tornados (ou corredor dos tornados):
Alameda dos Tornados (Tornado Alley): é a região em vermelho no mapa dos EUA. Essa região é onde ocorrem a maior parte dos tornados do mundo. O Estado americano do Kansas, onde nasceu Dorothy Gale (personagem fictícia de O Mágico de Oz) fica na alameda dos tornados. Fonte: Wikimedia Commons
Na alameda dos tornados, o ar frio e seco vindo do Canadá encontra-se com o ar quente e úmido vindo do Golfo do México. O encontro dessas duas massas de ar de características tão diferentes favorece a formação de tornados. Nessa região, a lei prevê que as construções sejam mais reforçadas. Em muitas cidades dessa região, há sistemas de alto-falantes espalhados, para que um alerta sonoro seja ouvido durante uma emergência. Também é investido milhões de dólares em radares meteorológicos e outros sistemas de medição.
Mas, como os tornados se formam?
Tornados costumam se formar sobre a terra (alguns tornados formam-se sobre a água, falaremos deles logo abaixo). Eles iniciam quando uma massa de ar ascendente quente e úmida (que forma as nuvens de tempestade) encontra-se com uma massa de ar fria e seca. O ar seco e frio é então forçado para baixo. Veja as ilustrações a seguir:
Cisalhamento do vento. Fonte: adaptado de UCAR
Como a coluna de ar do tornado começa a girar ainda não é completamente compreendido pelos cientistas. Entretanto, já foi observado que a rotação começa a ocorrer quando temos cisalhamento do vento. Cisalhamento do vento é quando o vento sopra em diferentes velocidades em diferentes alturas. Por exemplo, o vento a 300m de altura sopra a uma velocidade de 8km/h e o vento a 1500m de altura sopra a uma velocidade de 40km/h, como vimos na ilustração acima.
Formação do funil de nuvem. Fonte: adaptado de UCAR
Se esta coluna de ar com cisalhamento encontrar uma corrente ascendente que forma nuvens (as termas, como vimos aqui), essa corrente ascendente ganha energia e acelera-se.
Fonte:adaptado de UCAR
A chuva e o granizo da tempestade fazem com que o funil atinja a superfície. Quando a nuvem não está carregada o suficiente, o funil do tornado pode não atingir o solo.
Tornados também podem se formar sobre a superfície de lagos, rios e oceanos. Quando o funil de nuvens em rotação atinge a água, a água é então sugada, formando o que chamam de tromba d’água. As trombas d’água são bem menos destrutivas que os tornados: sua velocidade é da ordem de 80km/h. Como a superfície da terra aquece muito mais do que a superfície da água, as correntes de ar ascendente (termas) que se formam sobre a terra são bem mais intensas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário