barragem de terra
Dependendo da atividade que o produtor rural deseja praticar, para que ela seja conduzida de forma eficiente, torna-se necessário construir uma barragem na propriedade
A água é um recurso natural de grande importância para o Homem, pois a sua utilização é indispensável em qualquer atividade. Apesar de sua abundância na Terra, ao longo dos anos, ela vem sofrendo agressões intensas e, em consequência, a disponibilidade de água potável vem diminuindo cada vez mais. É fácil perceber que a redução na quantidade e na qualidade da água poderá se tornar um problema muito sério para a humanidade.
Sendo assim, em qualquer situação, a água deverá ser utilizada, de forma racional, isto é, de maneira não abusiva e sempre evitando a contaminação dos mananciais. Tendo em vista que a maioria das bacias de cabeceira, onde nascem os rios, encontram-se em propriedades rurais, a preservação da qualidade da água deve ter início pelo meio rural.
Dependendo da atividade que o produtor rural deseja praticar, para que ela seja conduzida de forma eficiente, torna-se necessário construir uma barragem na propriedade. Mas, para isso, é preciso haver uma autorização dos órgãos competentes com base em comprovação de que a obra será de interesse público ou que favorecerá o desenvolvimento social da região.
É preciso, também, haver comprovações de que a construção da barragem será conduzida, seguindo critérios técnicos adequados, que resultarão em uma barragem eficiente, segura, sem riscos de arrombamentos e dentro das normas de preservação do meio ambiente.
Uma barragem de terra é uma estrutura construída em sentido, geralmente, transversal ao fluxo de um curso d’água, de tal forma que permita a formação de um reservatório artificial. Este reservatório terá a finalidade de acumular água ou elevar o nível do curso d’água. Quando apenas as águas das chuvas (águas pluviais) são acumuladas no reservatório, ele recebe o nome de açude; no caso dos reservatórios que têm regime normal de abastecimento (córregos, riachos ou rios) são denominados de represas.
Quanto à construção da barragem de terra, ela poder ser feita, visando atender a diversas situações, como é o caso de:
- permitir o abastecimento uniforme de água para comunidades;
- armazenar água para ser utilizada em irrigações;
- elevar o nível de um curso d’água para possibilitar o abastecimento por gravidade a sistemas de irrigação, pisciculturas, criatórios de animais (bovinos, equídeos, aves), entre outros;
- possibilitar a instalação de rodas d’água, associadas a bombas de pistão, para realizar bombeamento de água, possibilitando a criação de peixes em tanques-rede, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário