CICLOVIA: É uma VIA voltada para os ciclistas, nesta há uma separação física isolando os ciclistas dos demais veículos. Esta funciona todos os dias. Nela é proibida a circulação de carros, motos e pedestres. Com isso o ciclista pode pedalar com tranqüilidade e segurança na ciclovia.
CICLOFAIXA: É uma FAIXA pintada da rua/avenida reservada aos ciclistas. E como as demais faixas da rua/avenida o tráfego de automóveis é permitido, é importante que você pedale somente na faixa que está reservada aos ciclistas, ou seja, a ciclofaixa.
Há também a Ciclofaixa Operacional a qual é uma faixa exclusiva para os ciclistas, instalada temporariamente durante eventos, isoladas por elementos canalizadores removíveis, como cones, cavaletes, grades móveis, fitas, etc. Estes canalizadores são removidos após o término dos eventos.
Em algumas cidades temos as Ciclofaixas de Lazer, que são montadas aos domingos e tecnicamente são Ciclofaixas Operacionais, pois são temporárias e tem sua estrutura removida após o fim do evento.
CICLORROTA: É uma ROTA ou podemos chamar de trechos (sinalizados ou não), que representam a rota recomendada aos ciclistas. Na Ciclorrota bicicletas, carros, ônibus e motos trafegam juntos. Essas rotas são sinalizadas para que os motoristas fiquem atentos, pois naquela rota/trecho existe a circulação de ciclistas. A intenção é que haja respeito entre motoristas, motociclistas e ciclistas.
* É importante lembrar que você deve pedalar sempre no sentido da via. Lembre-se que a bicicleta também é um veiculo é deve respeitar as leis de trânsito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário