Como se formam os tornados
O tornado ocorre quando uma nuvem em movimento toca a terra e quando acontece sobre as águas ele recebe o nome de tromba d’água. As águas quentes dos oceanos tropicais e o movimento de rotação da Terra fornecem umidade e calor às tempestades que agrupam força e começam a girar tornando-se cada vez mais violentas e destrutivas. Confira abaixo o passo a passo de sua formação.
- A massa de ar quente próxima ao solo recebe uma espécie de tampa de ar frio, o que impede a formação de nuvens. O ar quente irá romper esta tampa e invadir a massa de ar frio caso haja aquecimento excessivo da massa de ar quente que esteja próxima ao solo ou com a entrada de uma frente fria.
- Com velocidade que pode chegar a 250 km/h o ar quente sobe e se expande e a instabilidade presente na atmosfera pode fazer com que o movimento de expansão tome forma de espiral.
- O excesso de umidade condensada cai em forma de chuva e com a evaporação o tornado se forma abaixo da tampa, local onde a chuva não pode chegar.
Os cientistas ainda não têm certeza sobre a velocidade exata no interior do tornado pela impossibilidade do uso de instrumentos para a medição, pois todos são destruídos devido à força arrebatadora dos ventos, no entanto estima-se que em seu interior a velocidade seja superior a 400 km/h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário