Muitas pessoas utilizam as palavras Mar e Oceano como se elas fossem sinônimas, mas você sabia que elas expressam significados diferentes? A confusão entre esses dois termos é compreensível, pois a diferença entre eles é muito pequena, pois ambos referem-se a grandes extensões de águas salgadas.
A primeira e principal diferença básica entre mar e oceano é a sua extensão territorial. Os oceanos ocupam grandes extensões e são delimitados por porções de terra (na verdade, são as terras emersas que são delimitadas pelos oceanos), enquanto os mares são bem menores e costumam ser delimitados pelos continentes em boa parte de suas entradas.
Outro aspecto importante para se notar é a profundidade. Os Oceanos são tão profundos que até hoje o homem não conseguiu chegar e nem transportar um aparelho para a localidade mais profunda deles, com milhares de metros. Por outro lado, os mares possuem uma profundidade que costuma ficar em algumas centenas de metros.
Na verdade, a maioria dos mares faz parte dos Oceanos. Eles são justamente aqueles trechos mais próximos dos acidentes geográficos terrestres, possuindo uma grande importância para inúmeros povos. Um exemplo é o Mar Mediterrâneo, uma extensão do Oceano Atlântico.
Veja a localização do Mar Mediterrâneo e sua integração com o Oceano Atlântico
Existem três tipos principais de mares: os abertos, que são abertos e possuem uma ampla ligação com os oceanos (como no exemplo acima); os continentais, que possuem uma ligação muito restrita com os oceanos, e os fechados, que se ligam às águas oceânicas apenas indiretamente (através de canais e rios).
Nenhum comentário:
Postar um comentário