Introdução (o que é)
Do ponto de vista meteorológico, o inverno é a estação mais fria do ano. Ele ocorre após o outono e antes da primavera.
Características
- No inverno, a parte clara (iluminada) do dia é mais curta do que a noite (parte escura do dia).
- A incidência dos raios do Sol é menor no inverno do que nas outras estações do ano, fator que explica ser esta a estação mais fria do ano.
- As temperaturas médias durante o inverno variam muito, dependendo da localização geográfica da região. Geralmente, as temperaturas são mais frias quanto mais próximas estiverem dos polos.
- O inverno nas regiões polares é extremamente frio. Neve e congelamento de rios, oceanos e lagos são comuns nestas áreas do planeta.
Influência do inverno na fauna e na flora
- Nas regiões do planeta onde o inverno é seco, as árvores perdem as folhas, recurso usado para manter a pouca quantidade de água que possuem.
- Em regiões de extremo frio, algumas espécies de animais hibernam durante o inverno. Neste estado, o metabolismo destes animais fica reduzido, como forma de manter a energia. Um exemplo típico de animal que hiberna durante o inverno é o urso polar.
- É no inverno que também ocorre a migração de algumas espécies de aves. Muitas buscam o hemisfério oposto ao inverno, onde ocorre o verão, como forma de garantir alimentação em abundância e temperaturas mais elevadas.
Período do inverno no hemisfério sul (ano de 2017):
Início: 21 de junho
Fim: 22 de setembro
Período do inverno no hemisfério norte (ano de 2017):
Início: 21 de dezembro
Fim: 20 de março de 2018
Curiosidades sobre o inverno:
- A temperatura mais baixa registrada no inverno foi de 90 graus negativos. A região onde esta marca foi verificada é o Lago Vostok, localizado na Antártida.
- Existem esportes que são típicos de inverno como, por exemplo, patinação no gelo, esqui alpino, hóquei no gelo, snowboard e curling. Existe também, a cada quatro anos, a realização dos Jogos Olímpicos de Inverno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário