Você também tem observado que as abelhas sumiram???
Ohhh my!!!
Ohhh my!!!
O sumiço das abelhas é uma realidade nos dias atuais e isso vem preocupando muitos pesquisadores, produtores rurais e criadores de abelhas. Os Estados Unidos e a Europa já estão sofrendo com este problema, que recebeu o nome de Desordem do Colapso das Colônias (DCC). Quando uma colmeia possui mais indivíduos imaturos do que operárias, pode-se dizer que esta colmeia está colapsando, e que provavelmente irá morrer em breve, já que as operárias são fundamentais para a manutenção da colônia.
Mas o que poderia estar causando o desaparecimento de abelhas? Os pesquisadores sugerem alguns possíveis fatores. Um deles é o ácaro Varroa desctructor, um ectoparasita de abelhas, que só pode se reproduzir em colmeias. Quando se infiltram nestas, sugam a hemolinfa das abelhas, enfraquecendo-as. Ainda, pode sugar a hemolinfa e transmitir doenças para as larvas, que podem sofrer uma má formação de suas estruturas quando atingem a fase adulta.
Ainda mais grave que os parasitas, são os inseticidas usados no controle de pragas em diferentes culturas alimentícias. Muitos percevejos consomem a seiva das plantas, transmitindo doenças e enfraquecendo os vegetais, o resultado é uma safra pouco atraente, que irá trazer prejuízos financeiros para os produtores e consumidores. O uso de inseticidas visa acabar com estas pragas, garantindo a qualidade do alimento. Uma classe de inseticidas conhecida como Neonicotinoides está sendo muito utilizada nas lavouras americanas e vem se mostrando eficiente no combate a percevejos. O problema é que estes inseticidas são altamente tóxicos para as abelhas também, e aí começa o problema da DCC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário