25 de fevereiro de 2018

O que é multiuniverso?

Muito se tem tocado nesse tema, afinal você sabe o que é?
Já ouviu dizer?
A interpretação de muitos universos poderia resolver algumas questões pendentes em física. Isto é, se ele for real.
A ideia do multiverso – ou a possibilidade teórica de universos paralelos infinitos – atravessa um mundo estranho entre a ficção científica e uma hipótese plausível. Embora os cientistas não tenham nenhuma evidência direta para a existência do multiverso, alguns modelos teóricos sugerem que o multiverso poderia resolver alguns enigmas fundamentais da física, como por que os parâmetros do nosso universo, incluindo a força eletromagnética entre as partículas e o valor da constante cosmológica, têm valores que estão exatamente no pequeno intervalo necessário para a vida existir. Talvez, alguns cientistas postulem uma versão da teoria do multiverso, onde existam bilhões de outros universos lá fora com todos os diferentes valores possíveis desses parâmetros — e que o nosso seja o único com os valores corretos para a vida.
Em um conhecido artigo de 2014 da Nature sobre o tema, os cientistas George Ellis e Joe Silk advertiram contra o que eles viam como uma nova tendência preocupante em física teórica: a aceitação por alguns no campo que uma teoria, se ela for elegante e suficientemente explicativa, não precisa ser testada experimentalmente. Eles argumentaram que, para ser científico, uma teoria deve ser falseável – uma ideia baseada em séculos de tradição.
“A nosso ver, a física teórica corre o risco de se tornar uma terra de ninguém entre a matemática, a física e a filosofia, e não poderá satisfazer as exigências de qualquer um”, concluíram Ellis e Silk. Fundamentalmente, eles afirmaram que a credibilidade da ciência estaria em jogo. Se os físicos teóricos começarem a afastar-se das ideias sobre o que constitui uma teoria científica legítima, podem danificar a credibilidade pública da ciência, o que poderia ter consequências catastróficas num momento em que debates sobre a mudança climática e evolução ainda estão em curso.
Algumas teorias sobre o multiverso, continuaram eles, não têm a falseabilidade necessária para tornar teorias científicas legítimas. Por exemplo, explicações do multiverso que dependem de teoria das cordas – que em si ainda não é verificável – são testáveis, e fundamentalmente especulativas. “Em nossa opinião, os cosmólogos deveriam prestar atenção ao aviso do matemático David Hilbert: embora o infinito seja necessário para completar a matemática, ele não ocorre em nenhum lugar do Universo físico”, concluíram.
Seda e Ellis parecem ter problemas não com o próprio multiverso, mas com teorias científicas que não podem ser verificadas através de dados. Ellis disse à revista Astronomyque não há nenhuma desvantagem em especular sobre conceitos como o multiverso para observar até onde eles nos levam. No entanto, “os inconvenientes surgem quando alguém afirma que tais especulações são testadas como teorias científicas”, disse ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paralelo entre a peste negra e o covid-19

Paralelo entre a peste negra e o covid-19 Texto de Maria Clara Moraes - Estudante do Ensino Médio No final de 2019 um surto de doenças su...