Falar do início de um ritmo musical que nasceu em uma época de constante ebulição cultural é uma das tarefas mais árduas. Mas falar do nascimento do Rock’n Roll é mais complicado ainda, pois não existe de forma definitiva um “marco zero” da criação, já que o rock é um ritmo derivado de outros ritmos da época em que foi criado. Mas vamos tentar explicar como nasceu o bom e velho Rock!
Junte o Blues, o Jazz, o Country e o Rhythm and Blues. Misture tudo e dance sem parar!
Há um consenso que o pai da expressão “rock and roll”, utilizada para designar o ritmo, é o discotecário (ou, como queira, DJ) Alan Freed, que em 1952 teria tocado rhythm and blues pela primeira vez para uma platéia em uma festa nos EUA e quando questionado sobre “que som era aquele?“, respondeu usando a expressão “rock and roll”, que era usada em letras de música como sinônimo de “dançar” ou “fazer amor”, dependendo do nível de perversidade que sua mente poderia ter! rs
Mas o rock na verdade não é só uma variação do rhythm and blues, mas sim uma mistura de vários estilos musicais que nasceram ou tomaram forma na década de 1940. Podemos destacar quatro destes estilos sem correr o risco de errar:
- Blues: som nascido da mistura da música negra com algumas influências europeias, tem um ritmo cadenciado e melancólico, pois é marcado pela lamentação do homem negro na sociedade norte-americana da época. O negro usava o blues como uma forma de extravasar seus sentimentos, e é desnecessário dizer que na época o ritmo era desprezado pelos brancos.
- Jazz: ritmo nascido em Nova Orleans, também nas mãos dos negros da região, apresentando uma sonoridade que mistura um pouco de blues, folk, a marcha e o ragtime. É bem marcado pelo compasso rápido e virtuoso dos instrumentos. Quem toca jazz consegue tocar qualquer coisa (momento “opinião de quem estudou violão por dois anos”)
- Country: traz em seu DNA o folclore tradicional, com algumas influências da música celta, da música gospel e até mesmo do folk. Marcava o lamento do homem branco que vivia no campo. Os próprios norte-americanos já chamavam o country de “música caipira” — usando a expressão hillbilly para definir o estilo.
- Rhythm and Blues: inicialmente era uma variação mais “rápida” e agressiva do blues, começou a ser tocada com instrumentos elétricos, principalmente guitarras, e rapidamente pegou influências do jazz e do country. Daí também surgiu a variação que alguns chamam de Rockabilly.
No meio desta reunião de estilos, fica difícil definir qual gravação foi a primeira do Rock, até mesmo porque as primeiras músicas apresentam algumas misturas sem uma identidade bem marcada e acabam por confundir quem tenta definir o início do estilo. Mas existem alguns fatos que, dependendo da visão do pesquisador, são considerados como o início do Rock:
1) A música “Rocket 88”, de Jackie Brenston and his Delta Cats, foi gravada em em março de 1951, no estúdio da Sun Records, em Memphis, por Ike’s Turners Kings of Rhythm. O produtor da música, Sam Phillips, também era o dono do estúdio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário