18 de abril de 2016

Brasil, uma jovem democracia.

Vivemos em um país onde nosso sistema democrático é "jovem".
 Em 1789, a população francesa, insatisfeita com os privilégios da nobreza e do alto clero e influenciada pelos filósofos iluministas, iniciou a revolução que iria acabar com a monarquia no país e instaurar um regime republicano, baseado no ideal iluminista de igualdade de todos perante a lei.
O exemplo do regime democrático criado pelos Estados Unidos e o medo à destruição gerada pela revolução francesa fizeram com que o regime democrático se disseminasse pelo mundo. Nesse processo de difusão da democracia, teve grande papel o francês Alexis de Tocqueville (1805-1859). Tocqueville viajou para os Estados Unidos para estudar o regime democrático então inovador dessa nação. Dessa viagem, resultou o livro clássico da ciência política De la démocratie en Amérique (1835-1840), que descrevia de maneira didática como funcionava o regime democrático estadunidense.
Em 1964, o presidente brasileiro João Goulart foi deposto por um golpe militar, dando início a uma série de presidentes militares escolhidos pelo congresso nacional. Todos os partidos políticos então existentes foram declarados extintos pelo governo militar, que só permitiu a existência de dois novos partidos: a Arena, que apoiava o governo e o Movimento Democrático Brasileiro, que fazia oposição ao governo. Segmentos da oposição ao regime militar iniciaram movimentos armados visando à derrubada do regime.
Em 15 de novembro do mesmo ano, o Brasil voltou a realizar uma eleição direta para presidente: a primeira desde o golpe militar de 1964. E a Tchecoslováquia, através de uma revolta popular pacífica, terminou com o regime de partido único e realizou eleições diretas para presidente no ano seguinte: a primeira desde 1946. Devido ao caráter pacífico do movimento, ele ficou conhecido como Revolução de Veludo.
Em 15 de janeiro de 1985, ocorreram eleições indiretas e Tancredo Neves foi eleito presidente do Brasil. Porém, em função de uma doença, Tancredo faleceu antes de assumir o cargo, sendo que o vice, José Sarney, tornou-se o primeiro presidente civil após o regime de Ditadura Militar (1964-1985).

As eleições diretas para presidente do Brasil só ocorreriam em 1989, após ser estabelecida na Constituição de 1988.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paralelo entre a peste negra e o covid-19

Paralelo entre a peste negra e o covid-19 Texto de Maria Clara Moraes - Estudante do Ensino Médio No final de 2019 um surto de doenças su...